terça-feira, 10 de outubro de 2017

Saudades de quando o Futebol era Sério e Bonito



O interregno nos campeonatos de futebol para dar lugar aos jogos da selecção nacional tem sabido bem. Por um tempo, pequeno que seja, livramo-nos do discurso do ódio. Estes dirigentes que tomaram o futebol como se fora um negócio seu, o seu emprego ou o seu modo de vida,  têm passado, nas últimas décadas, todo o tempo, a semear ódios e ventos. Ora, como bem sabemos,  ódio gera  ódio e quem semeia ventos só pode esperar colher tempestades.   
Estas pessoas usam os clubes como instrumentos de ataques pessoais e institucionais e transformam mesmo os atletas que representam os clubes em joguetes das suas políticas, ditas "desportivas", aproveitando-se muitas vezes da instabilidade emocional destes, da avidez dos seus empresários, e do seu desejo por minutos de jogo, brilho e glória rápida capazes de os guindarem a mais altos voos achando que conseguem tal desiderato caindo nas boas graças de presidentes e treinadores. Esquecem que à mínima baixa de forma, lesão mais prolongada, ou mesmo à passagem dos anos, se tornam 'produtos' descartáveis e dispensáveis para qualquer presidente.  Há um chicote psicológico nas mãos de cada dirigente de clube pronto a cair em cima de quem não apresente resultados imediatos ou que não alimente a sua sede presidencial de protagonismo. Nessa demanda  promovem uma política de "eucalipto" secando tudo à sua volta e devastando clubes e instituições. Envolvem governos, bancos, cidadãos, empresários, câmaras municipais, juntas de freguesia, orgãos de comunicação e, se necessário, gente da mais baixa ralé nas suas "guerras" contra hipotéticos "sistemas".  Querem ser donos da cidade. Ganhar a qualquer custo ou com qualquer estratagema. Ganhar sempre, se não dentro do campo então que seja fora dele.  O seu ego é enorme e insaciável por cada vez mais protagonismo e exibição. As suas atoardas e as dos seus apaniguados, agora designados directores de comunicação, são setas envenenadas, mas vistas como garantia de facturação pelas televisões que consomem horas e horas da mais reles e baixa programação em nome do futebol  que raia muitas vezes o asco. Poucos dirigentes, muito poucos, têm feito bem ao futebol e ao desporto em geral no país;  pelo contrário: os resultados da sua maléfica acção estão  à vista, todas as semanas, nas bancadas dos estádios, nos orgãos de comunicação,  nos tribunais.  

Tenho pena que o futebol se tenha deixado conquistar por esta gente, até porque  sou de uma geração que cresceu em Portugal tendo praticamente como únicas referências capazes de sustentar algum orgulho nacional  a nossa história passada e o futebol que,  lá fora,  e às vezes, se agigantava e ganhava, volta e meia, um jogo ou  um troféu que nos deixava a pensar que também  éramos gente e que nos chegava a dar a ideia de que, afinal, podíamos ombrear com os grandes da Europa em alguma coisa, mesmo que isso não passasse de uma ilusão...

É assim, a nossa vida, em Portugal. Parece-me bem que um dos nossos principais defeitos, enquanto povo, é não estarmos dispostos a escrutinar, convenientemente,  as competências e interesses de quem se propõe dirigir-nos, seja na política, no desporto ou até noutros sectores da vida. Normalmente vamos na cantiga de embalo fácil de homens e mulheres, sacos de vento, que não passam afinal de manipuladores das paixões populares em proveito próprio. Assaltantes que com todo o despudor e à vontade vão roubando e matando o que ao futebol ainda resta de bonito. Até quando deixaremos que isso seja assim ?!



Jacinto Lourenço