domingo, 8 de outubro de 2017

INDEPENDÊNCIA, PARA QUE TE QUERO ?!



É a segunda vez esta semana que quebro o meu princípio de não escrever sobre política, mas confesso nem sequer saber se o que vou escrever é sobre política ou sobre paixão, sendo que seja sobre política ou sobre paixão o assunto é, em qualquer dos casos, apaixonante.

Falo sobre a Catalunha e sobre os últimos acontecimentos, de todos conhecidos, à volta da vontade e aspiração manifestas de uma parte significativa dos seus naturais em acederem à independência. Mas antes disso é preciso relembrar aos mais distraídos de que Espanha, ao contrário daquilo que possam imaginar, não é uma nação, Espanha, esse país reunido no espaço geográfico restante da península ibérica depois de descontado Portugal, é uma amálgama de nações que nunca perderam, umas mais outras menos, a sua identidade própria. Galiza, País Basco, Navarra, Andalucía, Castela e mesmo Aragão ou outros territórios em que essa identidade própria está mais sublimada mas não menos esquecida, coabitam no mesmo território ibérico mas não comungam todos dos mesmos valores identitários dentro das fronteiras espanholas.
De vez em quando isso vem ao de cima, o desejo de ser livre, de ser independente. A Catalunha nunca o foi, pese embora já o tenha tentado anteriormente. De certa maneira a nossa restauração da independência em 1640 está ligada à impossibilidade da Catalunha o ter sido nessa altura. Tivesse Filipe III desviado os seus exércitos da Catalunha para Portugal e hoje a Catalunha seria, quiçá, independente . Mas enfim, isso são outras histórias.

     Não sei se os catalães podem ou não ser independentes. Como português não desejo negar aos outros povos aquilo a que o meu próprio povo sempre aspirou e que, felizmente, foi capaz de construir e consolidar. Também não sei se ser independente é ou não o melhor para a Catalunha no contexto global em que vivemos. Essas são questões a que o povo catalão terá que saber que respostas dar. O que sei, e muito bem, é que o desejo de ser independente e livre de jugos estrangeiros é um desejo legítimo que ninguém pode negar a ninguém e muito menos negar a afirmação da expressão legítima dessa vontade através do voto em referendo.

Dito isto, espantam-me, e alarmam-me, as reacções irracionais de todos os intervenientes no processo que se está a desenrolar na Catalunha. Cargas policiais violentas e descontextualizadas com um resultado pesado de feridos entre gente pacífica que só queria manifestar o seu desejo de liberdade ou de continuidade da integração. Crescendo de ódio entre os pró independentistas e integracionistas. Absoluta e invalidada capacidade de trazer alguma lucidez crítica a um processo que pedia isso acima de tudo, de ambos os lados. Finalmente um governo espanhol e um rei de Espanha que se comportam como senhores feudais que pretendem, ao que parece e acima de tudo, manter intocado o seu feudo catalão. Se Filipe VI, Mariano Rajoy e Carles Puigdemont, conseguiram demonstrar alguma coisa, foi apenas que nenhum deles estará porventura à altura de esgrimir vontades sobre este assunto na Catalunha.


Jacinto Lourenço