segunda-feira, 9 de outubro de 2017

ENCOSTADO À PAREDE




Tenho dois princípios, mais ou menos assumidos, que raramente quebrei aqui: não falo sobre futebol e não falo sobre política partidária. Hoje vou abrir uma excepção e vou falar sobre as últimas eleições autárquicas que nos trouxeram algumas surpresas (ou talvez não). 

     A grande surpresa (ou talvez não) foi para mim a enorme 'vassourada', representada por duas mãos cheias de câmaras, que o PCP e seus pares levaram em regiões onde não seria espectável (ou talvez fosse) que tal acontecesse. Bom, pelo menos para Jerónimo de Sousa, a avaliar pelas contundentes palavras que dirigiu a PS e BE nas intervenções que tem feito até agora e que os media nos têm trazido. 


     Jerónimo de Sousa tem mostrado duas ou três coisas importantes: 1ª que tem muito mau perder. 2ª que ficou absolutamente surpreso com as perdas que o voto popular lhe inflingiu. 3ª que está enraivecido com as perdas e a seleccionar os culpados que obviamente identificou já no PS e no BE.



Passe a imagem, que não pretende ofender Jerónimo de Sousa nem o PCP, as suas intervenções pós eleições fazem lembrar a reacção daqueles touros que são soltos nas largadas e que, acossados e espicaçados pela populaça por todos os lados, vão recuando e encostando os quartos traseiros a um qualquer pedaço de parede disponível, resfolegando e aumentando perigosamente a sua raiva que descarregarão num ataque na única direcção que têm disponível: em frente, e sobre quem tiverem  pela frente. É isso que Jerónimo de Sousa representa neste momento: um "touro enraivecido" pouco disposto a medir consequências do seu ataque ou se ele tem ou não alguma razão de ser.

     Jerónimo de Sousa e o PCP nunca souberam tirar boas lições do que a história lhes vai impondo. Esqueceram que o Estalinismo já não rende votos e que ser amigo da Coreia do Norte ou defender Maduro, por exemplo, é algo que lança um verdadeiro anátema sobre quem quer fazer política séria e que possa ser levada a sério por quem deposita o seu voto nas urnas. E isso, claro tem um preço alto a pagar. Pessoalmente tenho pena que assim seja. Afinal o PCP tem o seu lugar na história contemporânea portuguesa, uma história que, no caso dos comunistas, se fez principalmente na resistência à ditadura militar e salazarista que contribuiu em muito para abrir caminho ao 25 de Abril de 1974.

Jacinto Lourenço