quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Não Acredito em Papões...



Este tempo que vivemos, de uma acentuada bipolarização político-partidária entre esquerda e direita traz-me à memória o ano em que fui chamado a cumprir o serviço militar obrigatório: 1975. Ficou conhecido como o ano do 'verão quente de 75'. A radicalização político-militar-partidária subiu a níveis que pareciam só ter fim com uma guerra civil. Em dois ou três momentos estivemos lá perto. O 11 de Março esteve quase a constituir-se no pavio que incendiaria tudo. Depois veio o 25 de Novembro e acalmou.
Fazia a especialidade na EMEl de Paço de Arcos. Uma manhã, fui chamado ao serviço para subir para as traseiras de uma Berliet posicionada no interior do quartel e virada para o portão sul da unidade. Dentro da viatura, por detrás de uns sacos de areia, uma metralhadora pesada Breda. Explicaram-me à pressa como funcionava e como se municiava. " - Ficam aí ( eu e outro camarada) até serem rendidos ! " " -E que é que fazemos ?" Perguntei. "Disparam se algum carro de combate deitar o portão abaixo !" Era a ordem. Vim, horas depois, a descobrir que as forças contra quem devíamos disparar pertenciam à chamada contra-revolução e eram encabeçadas pelos Comandos de Jaime Neves e pelos Para-Quedistas, entre outros. Não vou aqui revelar o que é que eu e o meu colega combinámos fazer se o portão fosse abaixo, mas a nossa vontade de disparar era nula, até porque o poder de fogo de Jaime Neves faria ir a Berliet pelos ares num ápice. Além do mais, a Breda estava toda enferrujada e não sei há quantos anos não era usada. Felizmente não aconteceu nada. Mas isto mostra ao que a radicalização das ideias pode levar.
As duas datas que citei, fracturaram completamente as forças armadas e radicalizaram-nas entre esquerda e direita, mas também a sociedade civil na altura se radicalizou à volta disso e da unicidade sindical defendida pelo PCP e a unidade sindical defendida pelo PS. Foram grandes as manifestações contra e a favor de qualquer das opções. Acho que nunca vi em Portugal tão grandes e tão encarniçadas manifestações. A isto tudo, somou-se a luta e as enormes manifestações dos SUV ( Soldados Unidos Vencerão) contra o stato quo da hierarquia militar. Pelo meio, aconteceram algumas mortes. O País cindiu-se politicamente em dois.
Bem sei que o que observamos agora em Portugal  não tem nada a ver com o relato que aqui deixo, mas pode eventualmente explicar muito. As posições estão extremadas, e isso não vai seguramente ser bom para o país. Observo nas redes sociais, como o FB, muita gente a digladiar-se sobre quem é melhor para governar. Noto azedumes a virem ao de cima. Suspeições, acusações, até ofensas. Pessoalmente não irei alimentar essa fogueira, mas não posso, nem devo defender quem, ao longo dos últimos quatro anos empobreceu, em extremo, o país, indo "além da Troika". Um governo que em 2011 foi constituído com base em promessas eleitorais mentirosas, que obrigou perto de 400 mil pessoas a emigrar, que cortou salários, pensões, na saúde, na educação, nos cuidados à infância e aos idosos, aos mais desfavorecidos. Que ignorou a cultura e ostracizou a ciência, que esmagou a classe média com "um enorme aumento de impostos", taxas e taxinhas, que ultrapassou todas as linhas vermelhas que ele próprio traçou, que exponenciou uma divida pública que os portugueses das próximas gerações terão que pagar com língua de palmo ( e bem sei que não foram os únicos responsáveis, mas são responsáveis por terem feito o mesmo que outros ), que malbaratou o património empresarial nacional com privatizações que colocaram as nossas principais empresas nas mãos do estado chinês e da cleptocracia angolana, etc, etc e que, em resumo, pretendeu sempre governar à margem da constituição. Um governo que fez isto, não pode continuar a governar como se nada tivesse acontecido, ou como se a sua obra fosse digna de registo. Não! Se alguém acha que pode fazer melhor, deve governar, para julgar temos as eleições. Aprendi que radicalizar é uma coisa perigosa, mas também não acredito em papões saídos dos idos de 75, como os que agora se agitam por aí.
Jacinto Lourenço