quinta-feira, 11 de setembro de 2014

11 de Setembro: Nada será como Antes



Hoje já ninguém tem duvidas sobre o que realmente aconteceu no fatídico dia 11 de Setembro de 2001.
A verdade é que uma data assim, marcada por acontecimentos tão macabros, nunca mais se esquece, por muitos anos que vivamos. O 11 de Setembro mudou, em definitivo, o mundo e os seres humanos, socialmente, economicamente e politicamente. O planeta tornou-se num sítio mais feio para viver e conviver.                                                                                       

Sabemos sempre e exactamente onde estávamos, o que fazíamos naquele momento, com quem estávamos e como nos chegou a notícia pela primeira vez levando a que nos precipitássemos para as televisões para, incrédulos, contemplarmos, em directo, uma elegia à loucura humana que, em nome de deus, de um deus menor, de um deus qualquer, acabava de assassinar mais de 3000 pessoas. Perguntamo-nos, ainda hoje, como é que foi possível ? ! Julgo que, o diálogo inter-religioso entre as nações do islão e as nações cristãs, por muitos anos, terminou ali no "Ground Zero", perdido por entre a poeira das torres gémeas e os restos de seres humanos que se lhe juntaram. Nunca mais, até hoje, foi possível ensaiar uma aproximação séria e honesta a esse diálogo de tolerância.  O terrorismo alcandorou-se a patamares nunca antes atingidos. Ganhou escala. Ressuscitou todos os fantasmas. Domina povos e países inteiros. Trouxe-nos de volta a idade média.

Há duas ou três coisas fundamentais para restabelecer a confiança entre as pessoas e os povos: reconhecer que estamos errados no fundamentalismo e no radicalismo religioso. Praticar a tolerância em relação ao nosso próximo, perdoar e ser perdoado.  Mas isso é uma quimera enquanto a lei do terror for a regra para muitos. 
Entretanto, enquanto escrevemos este texto, o nome de Deus continua a ser usado para justificar a matança de seres humanos de um e de outro lado da fronteira religiosa.
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27


Jacinto Lourenço